POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os clientes confiam-nos a sua privacidade – seja na proteção das suas informações pessoais, na confidencialidade das suas comunicações ou na forma como desenvolvemos os nossos produtos e serviços.

A forma como lidamos com a privacidade é um aspeto vital da nossa responsabilidade para com os clientes e um fator decisivo na conquista da sua confiança

Na LDF temos vindo a criar e a desenvolver uma cultura onde todos os colaboradores têm um conhecimento claro sobre a importância da privacidade e sobre a forma de garantir a sua proteção.

Os nossos Compromissos de Privacidade estabelecem os princípios que regem a nossa abordagem à privacidade e como trabalhamos com os nossos colaboradores, parceiros e partes interessadas externas em questões relevantes.

Respeito

Valorizamos a privacidade por tudo aquilo que a mesma representa para as pessoas. É mais do que garantir a conformidade com a lei. É cultivar uma cultura que respeita a privacidade e justifica a confiança em nós depositada.

Transparência

Comunicamos de forma clara as finalidades para as quais tratamos os dados pessoais dos clientes e garantimos que as nossas ações refletem as nossas palavras, estando recetivos a comentários sobre o que fazemos.

Escolha

Damos às pessoas a possibilidade de fazerem escolhas simples e significativas sobre a sua privacidade.

Equilíbrio

Quando existe a necessidade de equilibrar o direito à privacidade face a outras obrigações necessárias para garantir uma sociedade livre e segura, trabalhamos para minimizar os impactos na privacidade.

Responsabilidade

Somos responsáveis por cumprir estes princípios em toda a nossa organização, trabalhando também com os nossos parceiros e fornecedores nesse sentido.

Alterações à nossa Declaração de Privacidade

Esta Declaração de Privacidade poderá ser atualizada com regularidade e, sempre que procedermos a alterações, estas serão publicadas no nosso website e será alertado de que a mesma foi alterada.

Última atualização: 11/08/2021

No que consiste esta declaração de privacidade e de cookies

Nesta declaração explicamos como recolhemos, usamos, partilhamos e protegemos as suas informações pessoais.

Os nossos princípios

A LDF está empenhada em respeitar a sua privacidade. Levamos a sério a segurança e o cumprimento das leis de proteção de dados e da privacidade.

 

As informações que recolhemos sobre si e o modo como as recolhemos, podem variar de acordo com os produtos e serviços que utiliza e subscreve, a forma como os produtos e serviços foram por si usados e como interagiu com a LDF, mesmo não sendo Cliente. Estas informações podem ainda ser obtidas através de um terceiro que tenha a sua permissão para as partilhar connosco.

Recolheremos informações pessoais sobre si, sempre que, por exemplo:
  • Compre ou use os nossos produtos ou serviços
  • Se registe num produto ou serviço específico
  • Subscreva newsletters, alertas ou outros serviços da LDF
  • Nos contacte através de vários canais ou solicite informações sobre um produto ou serviço
  • Participe num concurso, sorteio ou questionário
  • Visite ou navegue no nosso website ou outros websites do Grupo LDF
  • Tenha autorizado outras empresas, tais como os nossos parceiros de negócio ou de iniciativas conjuntas, os nossos fornecedores ou empresas terceiras, a partilhar informações sobre si
  • Nos casos em que as suas informações estejam disponíveis publicamente
  • Quando for Cliente de um negócio que tenhamos adquirido.

Também recolhemos informações junto de determinadas organizações, quando legitimados e na medida em que tivermos fundamento legal para o fazer. 

Usamos cookies (pequenos ficheiros de texto armazenados no navegador do utilizador) e outras tecnologias, como web beacons (pequenos ficheiros de imagem utilizados para monitorizar padrões de tráfego no nosso website). Para mais pormenores sobre esta questão, e como se opor a tal tratamento, consulte por favor a Política de Cookies.

A informação que recolhemos é a seguinte, quando aplicável:
  • O seu nome, morada, número de telefone e/ou telemóvel, a sua data de nascimento, género e endereço de email
  • As informações do seu cartão de crédito ou débito, número da sua conta bancária e outras informações bancárias – por exemplo, poderemos ter de recolher estas informações para processarmos os seus pagamentos.
  • Os seus dados de tráfego: estes são os dados que tratamos para lhe prestar os serviços de comunicações, que incluem os números para onde liga, a hora e a duração da chamada ou o volume de dados que utiliza
  • Os seus dados de localização: estes dados podem ser mais precisos quando ativa serviços ou funcionalidades de localização que utilizam os dados do Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou menos precisos, quando são referentes à identificação das estações de base da nossa rede móvel onde se liga quando utiliza os serviços de comunicações
  • Quando nos contacta, por exemplo uma mensagem ou gravação de uma chamada realizada por si para o nosso Serviço de Apoio a Clientes, um email ou carta enviados, ou outros registos de contacto para os nossos serviços
  • As informações da sua conta, tais como datas de pagamento, valores em dívida ou pagamentos recebidos, subscrições que efetue, ou outras informações relacionadas com a sua conta.
  • Informação de autenticação – poderemos recolher palavras-passe, respostas a perguntas de recuperação de password e outras informações de segurança usadas para a autenticação e acesso a contas e serviços
  • As suas preferências por produtos, serviços e atividades específicas, sempre que nos forneça tal informação ou nos seja possível inferir tais preferências de acordo com a forma como usa os produtos e serviços
  • Veja a Política de Cookies para consultar detalhes sobre as informações que recolhemos quando usamos cookies, web beacons e outras tecnologias, incluindo para efeitos publicitários
  • O histórico da sua navegação. Caso tenha dado o seu consentimento, a LDF recolhe as categorias dos websites/serviços/aplicações acedidos na Internet através do seu telemóvel, equipamento ou computador, por exemplo: Desporto, Música ou Notícias. Poderemos usar esta informação para lhe enviar ofertas e recomendações personalizadas.
Também recolheremos informações sobre o modo como utiliza os nossos produtos e serviços, tais como:
  • Níveis de serviço – por exemplo, recolhemos informação sobre falhas de rede ou do serviço.
  • Detalhes sobre a utilização de serviços ou produtos específicos, quando nos dá o seu consentimento ou temos outro fundamento legal para tal. chamadas ou mensagens.

Usaremos as suas informações pessoais para as seguintes finalidades:

1. Para prestação do Serviço

Processamento de pedidos, fornecimento de produtos e prestação de serviços
  • Para processarmos os seus pedidos de aquisição de produtos e subscrição de serviços e para o manter a par do tratamento da sua encomenda ou pedido;
  • Para lhe fornecermos o produto ou serviço solicitado. Incluem-se aqui, igualmente, outros serviços não abrangidos no contrato de prestação serviços de comunicações móveis ou fixas celebrado (por exemplo, PayPal) ou serviços que usam informações sobre a sua localização.

 

Faturação e Apoio a Clientes
  • Para emitirmos a fatura relativamente à utilização dos nossos produtos e serviços ou cobrarmos um crédito que tenhamos sobre si
  • Para respondermos a quaisquer dúvidas e preocupações que possa ter sobre a sua fatura, a nossa rede e os nossos produtos ou serviços.

 

Mensagens de Serviço

Entraremos em contacto consigo, através de mensagens, para mantê-lo ao corrente das informações atualizadas sobre produtos e serviços que tenha adquirido ou subscrito. Por exemplo, entraremos em contacto consigo para o informar sobre eventuais alterações aos nossos termos e condições ou interrupções de serviço.

2. Para melhoria dos serviços prestados

Melhoria e inovação dos nossos produtos e serviços

Recolhemos informações anónimas, desprovidas de identificação ou agregadas, para melhorarmos os produtos e serviços que oferecemos aos nossos clientes. Nenhuma destas análises permite que o Cliente possa ser identificado, por qualquer forma.

 

Gerir as nossas redes e compreender a sua utilização
  • Garantimos a proteção das nossas redes e gerimos os volumes de chamadas, mensagens e outras utilizações.

 

3. Para Marketing e personalização do nosso serviço

Marketing
  • Enquanto nosso Cliente, queremos mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços, podendo enviar-lhe newsletters ou relatórios, convites para participar em questionários ou avisos de ofertas, promoções, sorteios ou concursos. Personalizaremos estas mensagens com base nos tipos de produtos e serviços que nos tenha adquirido (por exemplo, podemos contactá-lo para lhe apresentar um tarifário mais vantajoso quando esteja a meio do período de duração do seu contrato para a prestação do serviço).
  • Poderemos personalizar melhor as ofertas e recomendações comerciais que lhe iremos apresentar com base na forma como utiliza os nossos serviços de voz ou dados, nas informações da sua localização ou histórico de navegação, desde que tenha consentido o tratamento destes dados para esta finalidade.
  • Caso nos tenha autorizado, também o podemos contactar para informar sobre produtos e serviços que considerarmos serem do seu interesse. Neste caso, nunca partilharemos a sua informação com estes terceiros, sendo o contacto feito sempre pela LDF.
  • Podemos também apresentar informação online e contactá-lo através dos diversos canais existentes: email, SMS, MMS ou telemarketing.

 

Publicidade online
  • Para que nos seja possível apresentar a publicidade mais relevante para si, poderá ver anúncios online sobre produtos e serviços da LDF, com recurso ao uso de cookies (publicidade comportamental online). A publicidade pode ser apresentada em websites que pertençam ao Grupo LDF ou a outras organizações, bem como em outros canais de comunicação online, tais como redes sociais. Também podemos combinar dados recolhidos através de cookies com outros dados que tenhamos obtido. Caso não queira que as suas informações sejam processadas através da utilização de cookies deve consultar a nossa Política de Cookies. Nesta Política explicamos-lhe como controlar e recusar a recolha de cookies.
  • Deve ter presente que a opção de recusa de publicidade baseada em comportamentos e/ou interesses não impede que lhe sejam exibidos anúncios – estes apenas não serão ajustados aos seus interesses.
  • Podemos, ainda, combinar os seus dados com os dados que os nossos parceiros disponham sobre si para que, nos seus respetivos websites, lhe possam ser apresentados os anúncios da LDF que acreditamos serem mais relevantes e adequados.
 

 

Quando for aplicável, partilharemos as suas informações com:

  • Empresas do Grupo LDF
  • Parceiros ou agentes envolvidos na disponibilização de produtos e serviços que tenha encomendado
  • Empresas contratadas para executar serviços para/em nome da LDF ou do LDF
  • Agências de notação de crédito, de prevenção contra fraudes ou de avaliação empresarial, ou outras agências de avaliação de crédito
  • Agências de cobrança de dívidas ou outras organizações para recuperação de dívidas
  • Autoridades policiais, órgãos governamentais, autoridades reguladoras, tribunais ou outras autoridades públicas, quando a tal formos obrigados ou autorizados, nos termos da lei nacional
  • Serviços de emergência (se fizer uma chamada para os serviços de emergência), o que incluirá a partilha da sua localização aproximada
  • Terceiros com quem podemos desenvolver promoções e ações conjuntas. Nestes casos, os terceiros serão responsáveis no âmbito da sua atividade no que respeita ao cumprimento das leis aplicáveis
  • Outros terceiros, sempre que lhes tenha dado o seu consentimento, para efeitos de autenticação e para efeitos de prevenção contra a fraude.

 

Gestão de fraude e cumprimento da lei

  • Divulgaremos informações às autoridades competentes se tal for razoável, para garantir proteção contra a fraude, defender os nossos direitos ou bens ou para proteger os interesses dos nossos clientes.
  • Também podemos ter de divulgar as suas informações no cumprimento da nossa obrigação legal de resposta aos pedidos das autoridades competentes. Os seus dados pessoais só serão disponibilizados quando acreditarmos, de boa fé, que somos obrigados a fazê-lo segundo a lei, e após uma avaliação exaustiva de todos os requisitos legais.

 

Fusões e Aquisições

Se formos reestruturados ou vendidos a outra organização as suas informações serão transmitidas a essa organização.

 

 

 

SUBCONTRATAÇÃO DO TRATAMENTO DE DADOS E TRANSFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE DADOS

Poderemos recorrer a subcontratantes para efeitos de tratamento total ou parcial dos seus dados pessoais, nos termos permitidos pela lei. Estas entidades, incluindo outras empresas do Grupo LDF, ficam obrigadas nos termos dos contratos celebrados, a guardar sigilo e a garantir a segurança dos dados a que, para o efeito, tenham acesso, não podendo utilizar esses dados para quaisquer outros fins, nem os relacionar com outros dados que possuam. Se tivermos de enviar as suas informações para um país que não se encontre no Espaço Económico Europeu, asseguraremos o cumprimento de todas as medidas de segurança necessárias, bem como que estas transferências decorrem ao abrigo de cláusulas contratuais-tipo aprovadas pela Comissão Europeia para esta finalidade, se o país para o qual os dados possam ser transferidos não possuir legislação equivalente aos padrões da União Europeia em matéria de proteção de dados.

DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS AS SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS

Armazenaremos as suas informações durante o período exigido pela lei. Se não existir um requisito legal, só as armazenaremos enquanto forem necessárias ao cumprimento de cada finalidade de tratamento.

No caso dos dados de tráfego e de localização na nossa rede, os mesmos poderão ser conservados até ao final do período durante o qual a fatura pode ser legalmente contestada ou o pagamento reclamado, ou pelos períodos legalmente definidos para fins de investigação e ações judiciais de natureza penal.

Os dados de conta e faturação são conservados durante a execução do contrato e, após a sua cessação, poderão ainda, ser conservados durante um período razoável, caso decida voltar a usar os nossos serviços. Nós, ou um dos nossos parceiros, poderemos contactá-lo nesta altura sobre os serviços LDF caso não tenha optado por não receber as nossas comunicações de marketing.

Os dados de conta e faturação também serão conservados após o termo do contrato, durante o período necessário para o cumprimento pela LDF das suas obrigações legais, nomeadamente de natureza fiscal.

Temos equipas de segurança especializadas que analisam e melhoram constantemente as medidas implementadas para proteção das suas informações pessoais contra acessos não autorizados, perda acidental, divulgação ou destruição.

As comunicações baseadas na Internet (como os emails) só serão consideradas seguras se forem encriptadas. As suas comunicações podem passar por uma série de países antes de serem entregues, já que é essa a natureza da Internet.

Não poderemos aceitar a responsabilidade por quaisquer perdas ou acessos não autorizados a informações pessoais que estejam fora do nosso controlo.

Nunca lhe pediremos que nos faculte informações pessoais ou de conta através de um meio de comunicação não solicitado. É responsável por manter seguras as suas informações pessoais e de conta e por não as partilhar com outras pessoas.

O nosso website pode conter ligações para websites de terceiros. Não podemos ser responsabilizados pela segurança e conteúdo de tais websites de terceiros. Deve certificar-se que lê as políticas de privacidade e de cookies dessas empresas antes de usar ou de transferir para as mesmas informações pessoais.

O mesmo se aplica a quaisquer websites ou conteúdos de terceiros a quem se ligue utilizando os nossos produtos e serviços.

Pode optar por divulgar as suas informações pessoais, por exemplo nos plug-ins sociais (incluindo os oferecidos pela Google, Facebook, Twitter e Pinterest), ou usando serviços de terceiros que lhe permitam publicar comentários ou outras informações, o que significa que esses terceiros podem usar essas informações.

Os plug-ins sociais e as aplicações sociais são exploradas pela própria rede social e estão sujeitos aos seus próprios termos de utilização, políticas de privacidade e de cookies. Deverá certificar-se que os conhece.

Em caso de sinistro contacte-nos para: